facebook.com/agrupamento.alcacer    

 

 265 622 658
 geral@aeas.pt

Cartão eletrónico (GIAE)

giae.aeas.pt          +info

Exames e Provas de Aferição

Bibliotecas

A Escola Secundária de Alcácer do Sal, situada na zona nordeste da cidade, é oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação por portaria de 5 de Outubro de 1975.

Até àquela data, um percurso mais ou menos atribulado foi traçado, desde a criação do Externato, por parte de Maria Eugénia Marreiros Núncio, até à sua ocupação pela população em 18 de Abril de 1975, tendo sido nesta data precisa saneado o então director, dada a sua linha de conduta ser considerada conivente com o regime opressor.

Enquanto Externato, pertencente à Diocese de Évora, foi simultaneamente instituição de ensino até ao antigo 5º ano, e funcionou até 1973, (data em que foi criada parte do actual edifício) num prédio particular na Rua da República. Nesta altura, a direcção é ainda da competência da Diocese, no entanto, as componentes pedagógica e financeira estão a cargo de elementos da Sociedade Promotora Educacional Alcacerense que, enquanto Comissão Directiva e Consultiva, participam e colaboram no funcionamento efectivo do Externato. Este, e no que se refere à avaliação dos alunos, não possuía autonomia, a qual era efectuada em Setúbal, tendo os alunos que se deslocar a esta cidade para prestação de provas de exame finais.

A partir de 1975 o funcionamento da escola foi assegurado pela autarquia até à sua oficialização, a qual, ocorrida em Outubro do mesmo ano, permitiu a abertura do quadro oficial de professores, auxiliares de educação e pessoal administrativo.

Atendendo ao aumento de alunos, consequência da democratização e massificação do ensino, e à reestruturação dos modelos da prática pedagógica a vários níveis, a exigência de outros espaços levou a algumas modificações na estrutura do edifício de então. No início da década de oitenta o antigo pátio coberto feminino foi convertido em salas de aula e em 1987/88, num projecto de profissionalização em serviço de um professor,  foi a vez do antigo pátio dos rapazes ser transformado em sala de convívio e bar.

Em 2008 foi iniciada uma intervenção de fundo nas instalações da escola, e no dia 5 de Outubro de 2010 foi inaugurado o novo edifício com a presença do Sr. Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Dr. Vieira da Silva.

Até ao ano lectivo 2000/01 a oferta educativa era dirigida ao  3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (na terminologia de então, Ensino Unificado e Ensino Secundário Complementar). Em 2000/2001 - durante o período diurno - a escola passou a acolher exclusivamente alunos do Ensino Secundário e assim se manteve até ao lectivo 2010/2011 quando voltaram a frequentar a escola alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.

Em 2013, na sequência do agrupamento de todas as escolas do concelho, a escola secundária passou a ser a escola sede do Agrupamento de Escolas nº1 de Alcácer do Sal.